Reflexão

“Nunca tivemos tantas opções para decidir nosso destino.
Nenhuma escolha será boa, porém, se não soubermos quem somos” (Peter Drucker)


Pesquisar neste blog

sábado, 19 de março de 2011

A Escolha Profissional Aliada ao Planejamento de Carreira

A responsabilidade de escolher a faculdade não deve ser pensada somente na afinidade com a área ou com as atividades a serem exercidas.  Também deve-se pensar na Carreira em longo prazo e nas alterações do Mercado de Trabalho.
Planejar a sua carreira é uma tarefa que exige dedicação e encontro entre a sua vocação e as tendências do mundo organizacional. Portanto aquele que busca informação pode errar menos que as pessoas que não se preocupam com isso.
Segundo Xavier (2006), entre as principais mudanças que vêm afetando o mundo do trabalho e o desenvolvimento da carreira, encontram-se:
  • A globalização: maior trânsito internacional de produtos, serviços, recursos, criando oportunidades e ameaças;
  • Concentração de negócios: a fim de resistir à concorrência, empresas menores se juntam;
  • Reposicionamento das empresas: empresas deixam algum produto de lado, concentram-se em certas atividades, remodelam-se.
É importante ficar atento também aos seus valores, para alinhar com a escolha desejada. Para isto se faz necessário trabalhar o autoconhecimento. Os sentimentos, atitudes que predominam e comportamentos são fatores que devem vir à tona no momento da escolha sobre sua carreira.
A decisão deve ser pensada e pautada em informações adequadas, para isto preza-se em pedir aconselhamento a quem pode ajudar, tanto profissionais que atuam com Orientação de Carreira, quanto manter-se atualizado através de leituras para esclarecer as dúvidas antes de tomar a grande decisão.

Texto da Psicóloga Juliana Canavese

Nenhum comentário:

Postar um comentário