Reflexão

“Nunca tivemos tantas opções para decidir nosso destino.
Nenhuma escolha será boa, porém, se não soubermos quem somos” (Peter Drucker)


Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

Importância de fazer Orientação Vocacional

Perceber que não está satisfeito com a faculdade ou com a carreira que está seguindo e optar pela mudança é bastante positivo, porém, o que preocupa é o alto índice em que isso vem acontecendo.
Dados da Folha de São Paulo indicam que apenas 42% dos estudantes brasileiros de ensino superior concluem a faculdade. Ainda, segundo dados do Censo do IBGE, mais de 53% dos trabalhadores formados estão atuando em  profissões distintas para as quais se prepararam. Ou seja, dos 42% que concluíram a faculdade, apenas 47% seguem carreira na área de formação.
Grande maioria das pessoas, inclusive psicólogos e educadores, concorda que a escolha profissional aos 16/17 anos é uma escolha difícil e precoce; o adolescente dificilmente tem maturidade e segurança para dar um passo tão importante em sua vida. Soma-se a isso a pressão do vestibular, as expectativas da família e as influências do grupo atual de convivência.
Tem-se a ideia de que só quem está com dúvida deve buscar ajuda profissional. Muitas vezes o jovem pensa que não tem dúvida, mas em muitos casos ele não verifica todas as possibilidades e tem uma relação fantasiosa com a profissão desejada.
A orientação vocacional é uma medida preventiva, que trabalha o autoconhecimento, as influências sociais, o conhecimento de profissões e áreas de atuação, auxiliando no processo de amadurecimento do adolescente.
A partir dessa visão, a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL torna-se imprescindível para a formação de profissionais satisfeitos, seguros, mais preparados e qualificados para o mercado de trabalho.
Quando a pessoa tem interesse, identificação e satisfação busca maior conhecimento e, consequentemente, desenvolve melhor a tarefa a que se propõe a fazer. Esse é o grande segredo do sucesso profissional. 

Texto da Psicóloga Thaís Bruschi


Nenhum comentário:

Postar um comentário