Reflexão

“Nunca tivemos tantas opções para decidir nosso destino.
Nenhuma escolha será boa, porém, se não soubermos quem somos” (Peter Drucker)


Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O SÁBIO E A BORBOLETA


Esse texto reflete o objetivo da psicoterapia e também da Orientação Profissional; mostrar ao cliente o quanto ele é responsável por sua vida, suas escolhas e as consequências dessas escolhas. 
Sabendo que tem opção e sabendo avaliar as consequências, sente-se mais livre para viver de acordo com suas próprias expectativas! Esperamos que gostem do texto!!

Havia um pai que morava com suas duas joves filhas; meninas muito curiosas e inteligentes. Elas sempre lhe faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder; outras não fazia a mínima ideia da resposta. Como pretendia oferecer a melhor educação para elas, as mandou para passas as férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina.
Este, por sua vez, respondia todas as perguntas sem hesitar. Já muito impacientes com essa situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que ele não soubesse. Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irmã: "Dessa vez o sábio não vai saber a resposta!".
"O que você vai fazer?", perguntou a outra menina.
"Tenho uma borboleta azul em minhas mãos. Vou perguntar para o sábio se a borboleta está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar para o céu. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim, matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der estará errada”.
As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou se a borboleta em sua mão estava viva ou morta. Calmamente, o sábio sorriu e respondeu: "Depende de você, ela está em suas mãos”.
REFLEXÃO:
Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém porque algo deu errado. O insucesso é apenas uma oportunidade de começar novamente com mais inteligência. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos ou não.
Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta azul. Cabe a nós escolhermos o que fazer com ela, só a nós. Não deixe que ninguém interfira nisso.

Um comentário: