Reflexão

“Nunca tivemos tantas opções para decidir nosso destino.
Nenhuma escolha será boa, porém, se não soubermos quem somos” (Peter Drucker)


Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Reorientação Profissional


A escolha profissional frequentemente é feita de forma conturbada. Por vezes o adolescente escolhe cursar uma faculdade para corresponder às expectativas de alguém, visando retorno financeiro rápido, optando por um curso com baixa concorrência para realizar um sonho de passar no vestibular, ou mesmo com expectativas sobre um determinado curso, sem uma pesquisa profunda e detalhada da profissão. Muitas vezes a preocupação em passar no vestibular é maior do que a definição do seu futuro pela escolha de um curso com o qual se identifique.
Entretanto, o que fazer com o depois?
Começam as aulas e o curso não era nada do que esperava. As matérias não têm a ver com minhas habilidades. O assunto não me interessa e não consigo estudar. Ou, então, são muitas áreas e tenho dúvidas de que carreira seguir.
Depois da faculdade, vem a realidade profissional. Não se sabe que área direcionar; o que o mercado oferece; o que mercado exige e acaba se deixando levar. Ao invés de escolher, passa a ser escolhido.
E então vem a insatisfação profissional. Começa a observar que não gosta do que faz, sente-se mal remunerado pelo trabalho que oferece, não concorda com as políticas da empresa.
A reorientação profissional - ou reorientação de carreira - é um processo voltado para aqueles que já escolheram um caminho profissional, que estão cursando uma faculdade ou já atuando no mercado de trabalho e, por algum motivo, estão insatisfeitos com sua vida profissional.
O objetivo é auxiliar a pessoa a avaliar o caminho percorrido e encontrar uma opção compatível com seus anseios; através de um processo de autoconhecimento, levantamento de interesses e aptidões, avaliação do mercado de trabalho, buscar um novo caminho. O resultado não será necessariamente a mudança de área, mas a identificação das causas de insatisfação e as motivações para continuar ou não.
A importância da ORIENTAÇÃO DE CARREIRA está, portanto,  na satisfação profissional e,  consequentemente, na satisfação pessoal do indivíduo. 


Texto da Psicóloga Thaís Bruschi

Um comentário:

  1. Com certeza este é um trabalho muito importante.É um investimento que pode facilitar muito o sucesso e o crescimento na Carreira.



    Juliana Canavese
    Analista de Rh e Orientadora para Recolocação Profissional.

    ResponderExcluir